Cinco dicas indispensáveis para ter uma franquia de sucesso

Empreendedor Vinicius Almeida, sócio fundador da rede de franquias Evolute Cursos Profissionalizantes e Idiomas, traz algumas dicas bacanas sobre como obter sucesso do franchising.

O mercado de franquias é um dos mais promissores do mundo e no Brasil vem se mostrando cada vez mais forte. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2017 o faturamento do setor ultrapassou R$ 163 bilhões, 8% a mais que no ano anterior. São mais 146 mil franquias em operação no país. Porém, como todo negócio, é necessário seguir alguns requisitos para ter sucesso no franchising. Vinícius Almeida, sócio fundador da rede de franquias Evolute Cursos Profissionalizantes e Idiomas, empresa especializada em educação com mais de 100 unidades comercializadas, compartilha cinco dicas indispensáveis para uma franquia obter êxito, independente do segmento.

AFINIDADE

O primeiro e mais importante item da lista é ter afinidade com o segmento de atuação. É necessário gostar da área e se identificar com o negócio. Por isso, quando for investir, busque por marcas que tenham ligação com suas paixões. Isso facilitará o restante do processo.   

ROTINA

Um franqueado vai ter uma rotina praticamente certa quando iniciar as atividades. Portanto, quem deseja obter uma franquia, deve ter consciência de que o serviço seguirá um curso habitual. Caso o empreendedor que não se identificar o trabalho rotineiro, dificilmente conseguirá manter um negócio no franchising.

REGRAS

Uma franquia nada mais é do que um negócio testado e aprovado que está sendo replicado. Por essa razão, é necessário seguir as normas estabelecidas pela franqueadora para manter a identidade da marca e os processos operacionais. Seguir as regras estipuladas na assinatura do contrato é extremamente importante e fará a diferença no triunfo da unidade.

ATENDIMENTO

Qualidade no atendimento ao cliente é um diferencial para qualquer negócio, inclusive para as franquias. As unidades devem colocar o público no centro das atenções e estarem aptas a proporcionar sempre as melhores experiências. Excelência em atender fideliza o consumidor e é fundamental no triunfo da empresa.

LIDERANÇA

Muitas pessoas embarcam no franchising crendo que as responsabilidades serão menores. Apesar das vantagens em adquirir um negócio com know-how, o franqueado é um empreendedor e essa função exige dedicação dobrada. A liderança é um requisito indispensável para esse empresário que deverá fazer negociações, gerar resultados e, muitas vezes, coordenar grandes equipes.