Busca por parcerias ganha força no franchising

Para se destacar em meio a um mercado altamente competitivo, diversas marcas buscam por parcerias capazes de turbinar o negócio e deixá-lo em evidência. É através da inovação que inúmeras empresas buscam atender de forma completa um consumidor cada vez mais exigente – e as parcerias fazem parte disso.

Parcerias empresarias acontecem quando duas empresas (geralmente concorrentes) decidem se unir, compartilhando seus pontos fortes com o intuito de aperfeiçoar seu desenvolvimento e gerar novos resultados. A cooperação pode se dar com fornecedores, meios de comunicação, influenciadores, desenvolvedores de soluções e, até mesmo, redes de franquias. O mais importante nisso tudo é que haja geração de valor para ambas as partes.

A possibilidade de encarar novos mercados sem fazer grandes investimentos faz parte da estratégia comercial conhecida como “ganha-ganha”. Modelo de negócio onde, como o próprio nome sugere, todas as partes saem ganhando – é a relação ideal, por exemplo, entre uma empresa e seu fornecedor.

União faz a força

Diferente de grandes empresas, que são mais conservadoras na hora de fazer negócio frente ao ambiente incerto do mercado, as franquias são mais receptivas a fazer parcerias – e investir no franchising pode ser algo muito produtivo.

A Gigatron Franchising, rede desenvolvedora de softwares, aposta nas parcerias para aumentar sua participação no mercado e, consequentemente, seu faturamento. A rede tem parcerias em diversos setores e seu serviço é um complemento para outros empreendedores: “Nossos franqueados possuem uma série de parceiros nos segmentos de contabilidade, manutenção, empresas que vendem por TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), entre outros”, explica Marcelo Salomão, diretor executivo da marca. “Por exemplo, pessoas que trabalham com manutenção de computador já realizam instalações de hardware e software, e por conhecer os problemas dessas empresas podem sugerir soluções e sistemas que resolvam essas questões”, explica.  

Apesar da crise econômica brasileira, o mercado de franquias está em ascensão – o setor registrou crescimento de 8,4% no segundo trimestre deste ano, elevando o faturamento da receita para R$ 168.360 bilhões. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) indicam que quase 80% das redes franqueadoras tiveram sua participação ampliada no mercado por conta da inovação, e 85% dessas redes dizem que as iniciativas inovadoras aumentaram sua rentabilidade – o que podemos tirar disso é que somar esforços, além de ser inovador, sempre é mais produtivo.

Por mais que qualquer tipo de negócio possa oferecer riscos, apostar no franchising reduz a margem de erros já que tratam-se de modelos de negócio testados e reconhecidos no mercado. No entanto, como lembra Salomão, “É importante tomar cuidado com a empresa que está se envolvendo, saiba qual é sua reputação no mercado. Também fique atento à pessoas e empresas que prometem muito e entregam pouco”, reforça.

O poder de negociação, sem dúvida, é um dos benefícios de realizar parcerias, assim como uma maior presença da marca no mercado, maior concentração de vendas e a troca de experiências entre os negociantes.