Brasil exporta modelo de franquia e atrai mais investidor estrangeiro

O mercado brasileiro de franquias ainda é um dos mais promissores do mundo e ainda tem muito a oferecer. A afirmação pode ser sustentada pelas estimativas da principal entidade do setor que aponta que somente 7% das franquias existentes no Brasil são estrangeiras. Ou seja, existe muito a ser explorado no País.

Os segmentos de alimentação, roupas e acessórios, bebidas, serviços, educação, entre outros, são os mais procurados pelos interessados em investir numa franquia. Empresários de países africanos (Angola e Moçambique), além de Portugal, Estados Unidos e Paraguai são os locais onde as franquias nacionais mais se destacam e também a origem da maior parte dos interessados em investir em nosso País.

Hoje, de acordo com dados do setor, 106 marcas brasileiras operam em 53 países. O crescimento do mercado brasileiro no exterior é de, em média, 10% ao ano. Há no exterior 900 pontos de venda ativos.

A previsão é que o país tenha uma grande leva de novos interessados em investir por conta de prospecções que vem sendo feitas nos setores de alimentação, vestuário e beleza. Depois de São Paulo, o estado do Rio de Janeiro é o segundo maior mercado de franquias no Brasil.

Os novos ares apontam para a diversificação de serviços (diaristas e costura), alimentação (cozinha mediterrânea e natural), lojas de óculos e, mais recentemente segundo estatísticas, de games.

 

Se confirmado este cenário é o indício da evolução e consolidação no segmento de franquias no Brasil e o sinal de que a economia brasileira vai bem e que as retrações sentidas na indústria nacional, por exemplo, não afetarão como um todo quem está interessado em investir em franquia no país.