ArtCoco, marca fundada por hippie, prevê abertura de 25 lojas até o fim de 2019

A ArtCoco, marca que comercializa joias e semijoias, prevê a abertura de 25 lojas até o fim de 2019. Cinco delas devem ser inauguradas ainda em 2018 e as demais no próximo ano. Atualmente, a rede tem 12 unidades abertas – todas no estado da Bahia, mas comercializa para todo o Brasil por meio do e-commerce.

A marca, fundada por João José Azevedo, conhecido como Coco, em 1978, passou a integrar o sistema do franchising no início deste ano. Embora busque a expansão, a empresa quer manter a essência do empreendedor, que hoje está com 58 anos.

“Meu pai sempre teve paixão por joias e semijoias. No início, ele mesmo confeccionava e vendia todas as peças. O que buscamos são empreendedores que gostem e tenham interesse em conhecer os produtos para poder atender bem os clientes e orientá-los na hora das compras”, comenta João Leno Azevedo, filho do fundador e sócio da franqueadora.

O modelo oferecido pela empresa é o de loja tradicional, com 30m², e o investimento inicial é de R$ 140 mil – o valor inclui taxa de franquia e capital de giro. O lucro pode chegar a 30% do faturamento, que varia entre R$ 50 mil e R$ 90 mil.

Dentre os custos envolvidos estão royalties de 10% e o fundo de propaganda de 0,3% – ambas as taxas são cobradas de acordo com o volume de compras do empreendedor.

Um dos grandes diferenciais da marca é a logística. Isso porque o centro de distribuição está localizado em Limeira, interior do estado de São Paulo, cidade que fica 50 quilômetros do aeroporto de Campinas, facilitando a entrega de produtos para diversas regiões do País. “Dependendo do local onde o franqueado está, o nosso sistema de frete permite a entrega em até um dia”, explica João Leno, filho do fundador

A rede também oferece treinamento periódico para o franqueado e seus funcionários, além de visitas de consultores de campos para identificar dificuldades enfrentadas e possíveis melhorias de processos.

Outro ponto de destaque é o trabalho desenvolvido, há pelo menos dois anos, com influenciadoras digitais. “Elas nos ajudam a interagir com nossos seguidores, com sugestões de acessórios da Artcoco para compor os looks, além de trazer novidades e tendências para a empresa”, explica Azevedo.