Aprenda a identificar franquias lucrativas, calculando a rentabilidade do negócio

Ninguém abre um negócio para ter prejuízo, não é mesmo? Pensando em lucrar, especialmente os empreendedores que estão iniciando seus investimentos precisam se certificar sobre a viabilidade e o potencial financeiro do negócio, para identificar as melhores alternativas de franquias lucrativas.

Um dos principais caminhos para chegar a esta conclusão é identificando a verdadeira rentabilidade do negócio e para isto, um dos passos envolve a mensuração do lucro real da empresa.

Lucratividade x Rentabilidade: entenda a diferença
Antes de mais nada, é preciso entender melhor sobre estes importantes conceitos. Se você ainda não está muito familiarizado com eles, saiba que há diferenças importantes.

Lucratividade
De forma simples, a lucratividade pode ser definida observando-se os valores da receita e os custos presentes em operações como deduções de impostos, despesas e demais custos como tributos e demais ônus que gerarão pagamentos e saídas no caixa.

Para calcular a lucratividade, basta dividir o lucro (valor líquido após quitadas todas as despesas) pelo total ganho com as vendas e multiplicar por 100. Quanto maior for o resultado, maior será a certeza de que as vendas são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar um lucro sustentável para o negócio.

LUCRATIVIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA) x 100

Rentabilidade
A rentabilidade é um índice que permite identificar o retorno do investimento que foi realizado na empresa e por isto, para novos empreendedores é um ponto-chave para ajudar na identificação de franquias lucrativas que sejam reais oportunidades de negócio.

Para calcular a rentabilidade, é preciso ter certeza sobre o total do lucro já obtido. De forma muito simples, é possível identificar este percentual dividindo o lucro líquido pelo capital investido e multiplicar o resultado por 100.

RENTABILIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / CAPITAL INVESTIDO) x 100

Como identificar as franquias lucrativas certas para você
Para não errar na escolha da sua franquia, como já explicado anteriormente, não basta identificar a lucratividade do negócio, é preciso ter certeza sobre a rentabilidade que o negócio gerará, para saber se a empresa pagará com facilidade o capital investido inicialmente.

Um exemplo prático:
Imagine que uma franquia, que precisou de R$ 350 mil de investimento inicial, durante o período de um ano tenha obtido lucro mensal de R$ 7 mil. Seguindo a fórmula de cálculo acima, poderia se concluir que o resultado da rentabilidade seria de 2%.

Além da rentabilidade, também observe o Pay back
Com este resultado na mão, o empresário franqueado precisa avaliar o desempenho comparando com as demais unidades da sua rede, o andar do mercado e também seus concorrentes.

Esta comparação lhe permitirá definir metas para crescimento, traçar um plano de desenvolvimento e assim, administrar melhor o seu próprio negócio. Mas para não ter sombra de dúvidas sobre oportunidades reais de franquias lucrativas, também é fundamental checar o pay back (prazo de retorno do capital investido).

Este prazo de retorno permite identificar a média de quanto tempo é necessário para que todo o investimento inicial retorne, encontrando-se então o ponto de equilíbrio, o momento em que a empresa realmente “quita suas dívidas iniciais para a abertura” e começa a gerar lucros em cima de lucros.

Para realizar um cálculo simples, (sem fórmulas complexas de matemática financeira), experimente checar o pay back da franquia dividindo o investimento inicial pelo lucro de determinado período (mês ou ano), assim terá a real noção sobre a lucratividade de uma franquia e a oportunidade de crescimento do negócio.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!