Após reinvenção de negócio, rede de franquia conquista as cinco primeiras unidades

No mercado há 14 anos, a Estagilize Estágios já possui vasta experiência integrando empresas e estudantes na busca por vagas de estágio. Durante a crise, a empresa viu uma oportunidade de atrair novos investidores para seu negócio, decidindo lançar um novo modelo de negócio: o agente. O objetivo era atrair franqueados que desejassem ter o seu próprio negócio, sem precisar disponibilizar de um alto capital, e conseguiram.

Foi com essa mudança nos negócios que a Estagilize vendeu as 5 primeiras unidades da rede, em menos de 3 meses. As cidades que receberão a franquia em modelo agente são: São Gonçalo no Rio de Janeiro, São Bernardo, no ABC Paulista, Jundiaí em São Paulo e Itajubá em Minas Gerais. Niterói recebe uma unidade modelo agência.

Aristides Ianelli, presidente da Estagilize, acredita que isso ocorreu porque se dispuseram a reinventar o negócio, transformando-o em muito mais acessível e atraente ao investidor.  “Muitos investidores nos procuravam e se interessavam pelo negócio, mas a situação econômica do país desmotivava os investidores que precisariam investir em estrutura física, ponto comercial, contratação de equipe e outros custos para operacionalizar o negócio. Neste momento entendi que se trouxesse para a unidade piloto algumas funções administrativas e operacionais que seriam dos franqueados, eles teriam um custo de operação muito menor e poderiam dedicar mais tempo fomentando novos negócios ao invés de cuidar da administração dos contratos de estágio. Assim encontramos um modelo de negócio extremamente ágil, rentável e barato para o investidor, o modelo Agente, e como consequência ainda conseguimos reduzir os custos fixos do modelo tradicional de negócio a Agência.”

Com investimento a partir de R$ 9 mil, é possível ter a sua própria unidade da Estagilize. Não há a necessidade de um ponto físico, todo o trabalho pode ser feito tendo apenas um computador. A parte administrativa do negócio é realizada diretamente pela Estagilize, que presta todo o suporte ao franqueado. Assim, o empreendedor precisa se preocupar apenas em fomentar o cadastramento de estudantes, captar empresas com vagas de estágio disponíveis e encaminhar os candidatos que são selecionados para as vagas com o auxílio do software próprio da franqueadora onde.

“Além de o investimento ser baixo, trata-se de uma renda recorrente para o franqueado por pelo menos um ano, prazo que costuma durar os contratos. Ou seja, quando o franqueado capta uma empresa para cuidar das suas vagas de estágio, esta paga a ele mensalmente uma taxa durante todo o tempo que durar o estágio daquele estudante. Além disso, mesmo quando este contrato de estágio termina, o mais comum é que um novo estagiário seja contratado para a função, tornando assim o negócio de rentabilidade crescente”, explica Ianelli.

Com a crise econômica, são muitas as empresas que têm optado por estagiários devido ao menor custo, entretanto, muitas delas não possuem um departamento especializado na área de estágios e, assim, acabam procurando por agências para realizarem este processo. “Mesmo em meio à crise, este é um negócio de alta rentabilidade. É um ótimo momento para abrir um negócio neste setor, aproveitando as oportunidades que a ocasião tem gerado”, afirma Ianelli.

A expectativa de faturamento mensal é de até R$ 20 mil no final do primeiro ano como franqueado. O prazo médio de retorno é de até cinco meses.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito