Após Mentoria do Grupo de Excelência em Franquia, franqueada põe plano de ação em prática

Giselle Boaventura candidatou-se a uma Mentoria com profissionais que, em algumas sessões, ouviriam um problema específico relacionado à gestão do seu negócio e lhe proporiam medidas para que ela montasse um plano de ação que, aos poucos, solucionasse essa questão. Assim pode ser resumida a proposta do GEF – Grupo de Excelência em Franquia, vinculado ao CRA/SP – Conselho Regional de Administração de São Paulo, feita no meio de 2017 a franqueados de todo o Brasil. “Abrimos inscrições para a Mentoria voluntária a quem quisesse participar e o case de Gisele foi escolhido por ter características que permitiriam a atuação dos mentores no prazo determinado da Mentoria e na sistemática proposta em seus critérios”, explica Sidney Vitorino, coordenador do GEF.

O objetivo da Mentoria foi o de levar o franqueado a enxergar uma situação-problema, apresentá-la ao grupo de mentores e, após a intervenção deles, passar a encará-lo de outras maneiras, com a finalidade de solucioná-lo, conforme explica Raquel Castro, Coach, membro do GEF e madrinha da mentorada especificamente neste projeto: “Em quatro sessões, realizamos ações com a mentorada que realmente pudessem conduzi-la a realizar um plano de ação dentro de suas condições técnicas, financeiras e estruturais. Nada do que foi proposto extrapolou os limites de qualquer uma dessas capacidades e quem avaliou as sugestões foi a própria franqueada, que chegou às conclusões sozinha, aproveitando ideias e ensinamentos para desenhar seu próprio planejamento. A ação foi perfeita, porque não entregamos nada pronto a ela, nós permitimos que ela parasse para pensar em seu negócio e na melhor solução para aquele problema”, explica Raquel Castro.

O case e as sessões de Mentoria

Giselle Boaventura apresentou ao GEF o seguinte case: “Em 2015 e 2016, eu tive muitos problemas com a troca de professores na escola. E isso gera um problema enorme, porque nosso público-alvo são crianças realmente pequenas, dos dois aos 12 anos, e elas demoram a adaptar-se ao professor. Os pais reclamavam e isso não passava credibilidade, além de gerar um grande custo com treinamentos. Eu não sabia mais o que fazer e, em 2017, o problema persistia”, conta a franqueada.

1ª sessão – Na primeira sessão da Mentoria, Giselle apresentou o case e apenas ouviu ideias dos mentores, que não tinham outras referências do negócio além das passadas pela mentorada. Ela também não podia rebater as ideias, para bloquear o processo criativo deles com comentários que os limitariam. “Neste processo, é importante deixar os mentores livres para opinar porque é daí que surgem boas ideias. Se a mentorada expuser limitadores, como a falta de recursos, tempo ou quaisquer outros, os mentores sentirão-se intimidados a opinar”, diz Raquel Castro.

2ª sessão – De posse da gravação da primeira sessão, Giselle preparou-se para apresentar, nesta sessão, uma avaliação das ideias apresentadas, já com as suas próprias ideias desenvolvidas. “A intenção não é a de fazer o mentorado seguir exatamente o que lhe é passado, mas, conseguir que ele reflita sobre o assunto e possa traçar um plano de ação. Foi exatamente o que aconteceu”, explica Raquel.

3ª sessão – Nesta etapa, a mentorada tem um momento de reflexão com seu padrinho ou madrinha. No caso em questão, ela se reuniu com Raquel Castro, que a apadrinhou na Mentoria e aplicou o 5W2H, ferramenta que permite criar uma metodologia para plano de ação.

4ª sessão – A franqueada apresentou aos mentores seu plano de ação. Ela decidiu criar um perfil comportamental para a contratação de professores, de maneira que haja menos erros nessas contratações. Também, achou importante implementar reuniões pedagógicas temáticas e premiações por tempo de casa. “A ideia é valorizar quem se mantém conosco”, diz Giselle. Pessoalmente falando, a franqueada pretende realizar cursos de gestão, que lhe permitam lidar melhor com o cotidiano de sua empresa.

A avaliação da Mentoria

Cada elo da Mentoria do GEF emitiu uma avaliação sobre esse processo:

“Foi de extrema importância participar da Mentoria. Eu não imaginava como ela seria, mas, sabia que teria o suporte de especialistas de outras áreas, que poderiam avaliar meu negócio e me ajudar a torná-lo melhor. Agora, já estou colocando meu plano de ação em prática e, com ele, conseguindo iniciar o processo de contratação e retenção de talentos e, que é meu grande objetivo.” – Giselle Boaventura, mentorada

“A Giselle nos surpreendeu porque, além de dedicada à Mentoria, aproveitou não apenas as ideias propostas sobre o caso, mas, também, outras ideias que circularam durante às reuniões. Certamente, ela saberá implementar com eficiência seu plano de ação e obterá ótimos resultados.” – Raquel Castro, membro do GEF e madrinha da Mentoria

Quando soube que haveria essa Mentoria pelo GEF, enviei um comunicado a todos os meus franqueados, a indicando. Minha intenção era a de que muitos deles se inscrevessem, para termos a chance de algum ser o escolhido. Fiquei muito satisfeita com a escolha, porque sei que olhares diferentes sobre a rede franqueada só nos trazem benefícios, já que enxergam muitos fatos que nós, por estarmos no dia a dia da gestão e da operação, muitas vezes não vemos.” – Sylvia Moraes de Barros, franqueadora do The Kids Club

“A primeira Mentoria do GEF nos trouxe um engajamento muito bom, enquanto equipe. Mais do que opinar na questão apresentada pela franqueada, aprendemos com ela e pudemos alinhar objetivos para as próximas Mentorias, que se realizarão em 2018. É o GEF contribuindo para o desenvolvimento do Franchising brasileiro!” – Sidney Vitorino, coordenador do GEF.