Ano começando é hora de por a empresa em ordem

O começo de um ano é a época preferida da maioria dos empresários para organizar seus negócios. Além de ser uma época para reinícios o verão tem forte influência em muitos negócios, por conta da sazonalidade. Quando há menos movimento de clientes o tempo sobra e arrumar o que está desorganizado é mais fácil. Isso também ocorre com as franquias. Você quer organizar a sua empresa, mas não sabe como? Nós damos algumas dicas para você por tudo em ordem de forma rápida.

Como está a decoração da sua unidade?

A decoração e o designer da sua unidade também está atrelada a boa parte do sucesso que a sua franquia pode ter. Lojas e escritórios quando bem organizados se tornam atraentes e agradáveis e isso atrai e mantém o público. Observe bem os detalhes do seu empreendimento e analise se ele está dentro dos padrões estabelecidos pela rede de franchising. Verifique como estão as pinturas das paredes e se não há marcas de sujeira, mofo ou partes descascadas. Se possível pinte o que for necessário. Se tiver vitrines, como elas estão? Se houver bagunça este é o momento de reorganizar os produtos e expor aqueles que entrarão em promoção ou aqueles que são novidades. O letreiro também merece atenção. Se for iluminado veja se todas as lâmpadas estão corretas. Nada é pior do que aquela letra faltando e transformando o nome da marca em outra palavra. No caso das placas mais simples cuide das cores. Se tiverem desbotadas verifique se há possibilidade de reforma, se não houver providencie uma nova.

Um probleminha chamado estoque

Para algumas empresas manter o estoque organizado não é uma das tarefas mais fáceis. Para alguns empresários é uma tarefa chata e que ele só realiza quando a bagunça é tanta que ele nem ao menos consegue verificar quais os produtos faltantes. Para as lojas de diferentes artigos é um problema menor, para os de alimentação a bagunça não pode acontecer. Aproveite o momento para organizar o estoque, peça ajuda de um funcionário se for preciso, contudo lembre-se que nesta etapa está é uma função sua. Tire tudo (ou o que for possível) de dentro do espaço onde ficam armazenados os produtos. Limpe as prateleiras, armários, o piso e o forro. Tire o pó das caixas e as recoloque no estoque, colocando-as em ordem de acordo com o tipo. Coloque mais perto da porta e nas partes mais baixas os produtos que mais saem, isso facilita na hora de pegar para reposição na loja. No momento que estiver organizando o estoque utilize uma planilha. Nesta anote a quantidade de cada produto, todos que estiverem dentro do estoque devem constar na lista. Esta planilha facilita no controle do estoque e assim você economiza tempo e dinheiro, já que assim você evita comprar algo desnecessário para a sua franquia.

Reponha os produtos faltantes

Percebeu ao arrumar o estoque que tem produtos faltando e tem outros em excesso? Sim, isso pode acontecer e é mais comum do que se imagina. Se tiver produtos a mais e sabe que eles não saíram com tanta facilidade da sua unidade e ao mesmo tempo tem produtos faltando ligue para outros franqueados e tente realizar uma troca. Essa atitude é boa para as duas partes, pois além de manter o estoque em ordem também gera economia.

Se este não for o seu caso, no seu estoque apenas falta produtos entre em contato com o franqueador e faça os pedidos. Lembre-se sempre de manter no estoque os produtos mais procurados, já que assim não ficará sem atender os clientes.

Como estão as finanças?

Com a loja limpa, arrumada e com o estoque em dia agora é a hora de ver o caixa. Como estão as finanças da sua franquia? Agora é a hora de fechar um balanço. Em um papel anote informações como fluxo de caixa, quantos são funcionários e quais os gastos que eles geram (FGTS, salário, vale-transporte, dentre outros), quanto é o pró-labore do(s) empreeendedor(es). Com todos estes dados crie uma planilha organizando estas informações com entradas de dinheiro, gastos e o lucro.

Analise se o lucro já paga o valor investido no início da franquia. Se a resposta é positiva,  agora é a hora de dar um novo passo, investir na empresa.

Com a planilha financeira pronta e organizada é mais fácil começar o planejamento das próximas ações, como o quanto será investido, quanto se deve economizar, quanto se espera que a empresa fature e etc. Sempre estabelecendo um prazo para as metas por trimestre ou semestre, que serão reavaliadas no final do ano.

Organizar a sua franquia é uma forma de ter um trabalho tranquilo durante todo o ano. Empresa que caminha bem tem todos os envolvidos satisfeitos. 

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!