Airomas planeja mais 15 novas unidades até o final de 2019

Fundada em 2009, a Airomas, marca líder em aromatização profissional para lojas, eventos e ações promocionais, iniciou a expansão por franquias no segundo semestre de 2018. Com clientes espalhados pelo país, a empresa entendeu que crescer por meio do franchising era a melhor estratégia. “Hoje, muitos clientes são atendidos a distância, porque a sede da empresa fica na Grande São Paulo, e acreditamos que um franqueado mais próximo poderá não só trabalhar melhor a região como dar um suporte ainda mais próximo aos consumidores”, explica Josemir Rocha, diretor de expansão da Airomas.

O investimento inicial em uma franquia da Airomas fica em R$ 70 mil, incluindo taxa de franquia e capital de giro, e o franqueado pode trabalhar de casa, o que elimina os custos fixos com um escritório e permite fazer a gestão do próprio horário. No modelo desenhado pela Airomas, o candidato a franqueado precisa ter excelente habilidade comercial. “Ficará sob responsabilidade do franqueado conquistar novos clientes em sua região de atuação”, diz Josemir.

Os equipamentos importados utilizados pela marca, que garantem uma distribuição eficiente dos aromas nos ambientes graças à tecnologia de nanonebulização, continuam sendo de propriedade do franqueador. Dessa forma, a manutenção dos mesmos também fica a cargo da marca – e não do franqueado. “São equipamentos caros, com poucos fornecedores de assistência técnica, por isso assumimos a responsabilidade sobre as máquinas mesmo adotando o modelo de franquia”, explica Josemir.

Assim, caso um equipamento alocado em um cliente do franqueado venha a apresentar qualquer dificuldade, o franqueado irá substituí-lo por outro equipamento que tenha em “estoque” e enviará o modelo com defeito para o franqueador. 

Além de captar novos clientes, também é trabalho do franqueado repor mensalmente os aromas dos equipamentos alocados nos clientes. “É um procedimento simples, que qualquer pessoa treinada pode fazer”, diz Josemir.

Ao adquirir uma franquia da Airomas o empreendedor participa de um treinamento presencial de cinco dias na sede do franqueador. Nesse momento, além de aprender tudo sobre a Airomas e a essência do negócio, o franqueado absorve noções de perfumaria e conhece a parte técnica dos equipamentos. A expectativa da Airomas é inaugurar 15 franquias até o fim do ano (2019).