Acne | Conheça os mitos e verdades do problema

A acne incômoda homens e mulheres, principalmente na adolescência. Algumas pessoas convivem com o problema também na fase adulta. Mulheres, no período da menstruação, podem ser acometidas por cravos e espinhas por conta da alteração hormonal.

Se a pessoa tem pele oleosa, ela está mais propensa a desenvolver acne, sendo necessário ter cuidados diários e, muitas vezes, associados a tratamentos estéticos e, em alguns casos, à alimentação.

Muitos mitos rondam esse assunto. Para esclarecer, a fisioterapeuta Thais Carvalho, responsável pela área facial da ONODERA Estética, maior rede de clínicas estéticas do Brasil, respondeu algumas perguntas sobre o tema e ajuda a elucidar o que vale a pena investir e se livrar do problema. Confira a seguir:

É possível curar a acne. VERDADE

Sim, é possível. Porém, o tratamento é longo, exige perseverança e disciplina. Quanto mais cedo a pessoa começa, menores são as chances de cicatrizes e manchas.

Acne é pior na adolescência. VERDADE

Alguns fatores hormonais comuns nessa fase da vida podem contribuir para o aparecimento ou a piora da acne. Entre eles, podemos citar o ciclo menstrual. A presença de sulfato de deidroepiandrosterona, hormônio responsável pelo aparecimento de pelos pubianos e axilares também pode desencadear espinhas nos jovens.

Estresse piora acne. VERDADE

O estresse, quando muito intenso, aumenta a produção de cortisol e estimula os hormônios androgênios, acionando mais a glândula sebácea e, assim, o aparecimento da acne.

Chocolate e alimentos gordurosos provocam espinhas. DEPENDE

Embora não existam estudos comprovando a correlação entre a dieta e o aparecimento das lesões, se a pessoa notar que certos alimentos gordurosos (chocolate, frituras, nozes, amendoins, por exemplo) pioram as crises, deve excluí-los da alimentação ou evitá-los com maior frequência.

A limpeza de pele ajuda a melhorar a Acne. VERDADE

Sim. A limpeza da pele promove a remoção dos cravos, controla a oleosidade e ajuda no fechamento dos poros.

A poluição aumenta a probabilidade de desenvolver acne. MITO

A presença de CO2, dióxido de carbono, não estimula o aparecimento de espinhas.

Sol ajuda a combater a acne? MITO

Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que a luz solar melhore as espinhas.

TRATAMENTOS

Alguns dos tratamentos recomendados e oferecidos pela ONODERA são a Limpeza de Pele, ACNE CONTROL, ANTIACNE, PEELING e LASER( para os casos mais graves), entre outros. O procedimento será definido conforme a intensidade das lesões causadas pelas espinhas e após uma avaliação estética.

LIMPEZA DE PELE – remove as impurezas da pele e promove a limpeza dos poros. É realizada com vapor e ionização (opcional). O procedimento previne o surgimento da acne, ressecamento ou a oleosidade excessiva do rosto.

ACNE CONTROL – ameniza a agressão causada pela acne. Os princípios ativos utilizados no produto promovem ação anti-inflamatória e reestabelecem o equilíbrio e uniformidade da pele.

ANTIACNE – higieniza, esfolia e ioniza a pele. Reduz a incidência de acne e equilibra a secreção sebácea. Nesse tratamento, é utilizado um aparelho de ionização após a aplicação dos cosméticos com ações descongestionantes, antissépticos e cicatrizantes.

PEELING – procedimento promove a esfoliação (descamação) e melhora a sua textura.  O processo também clareia as manchas e atenua rugas, além de estimular a renovação do colágeno, proteína que dá mais firmeza à pele.

LASER FRACIONADO – tecnologia de última geração. É um procedimento de foto rejuvenescimento indicado no tratamento de cicatrizes de acne, além de estrias brancas ou vermelhas e poros abertos.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito