Açaí e cupuaçu são opções contra intolerância à lactose

Caminhando ao sol, a uma temperatura entre 35º e 40º graus, num dia seco e a tentação de consumir um alimento gelado para refrescar o corpo é inevitável. Então a opção mais óbvia é o tradicional sorvete, mas você lembra que também é inevitável o inchaço abdominal, gases, náuseas, vômitos e diarreia, pois afinal você tem intolerância a lactose. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, no Brasil, 35% da população com idade acima de 16 anos, cerca de 53 milhões de pessoas, relatam algum tipo de desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite. Levando em consideração a estimativa de 2015 do IBGE, esse valor corresponde a mais de 1/3 das pessoas dentro desta faixa etária.

Embora já existam uma série de produtos com a ausência da lactose (tipo de açúcar encontrado no leite) os mesmos chegam a ser 75% mais caros do que os itens que mantém a substância. Mas frente ao desejo de se refrescar com um alimento gelados, mas sem sofrer com desconfortos intestinais, surgem no mercado outras iguarias que fazem o mesmo efeito e mantém os mesmos nutrientes do leite. É o caso dos gelados comestíveis de frutas, como o açaí e o cupuaçu que são ricos em cálcio, substância essencial para a saúde dos ossos e dentes e que é o principal nutriente buscado no leite.

De acordo com a engenheira de alimentos da Fast Açaí, maior rede de alimentação rápida e saudável do país e que tem o açaí natural e cupuaçu natural como seus carros-chefe, Helen Leite, esses frutos são uma opção de lanche saudável e sem lactose. Segundo ela, os produtos podem ser ser consumidos especialmente em dias quentes e para ajudar na reposição de energia. “O açaí, por exemplo, possui gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, o chamado colesterol bom”, ressalta Helen. Já o cupuaçu é rico em proteínas, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e C, além do Cálcio. Além das vitaminas e sais minerais, a fruta é rica em pectina , uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. “Tanto o açaí, quanto o cupuaçu, trazem essa sensação de refrescância e reposição de energia, substituindo facilmente os sorvetes”, acrescenta Helen.

Errata

Cuidado: Cupuaçu não é livre de lactose

Diferente do que foi publicado, o cupuaçu, uma das opções da rede de franquias goiana Fast Açaí de gelado comestível de frutas, não é livre de lactose.

Conforme explica a engenheira de alimentos da marca, Helen Leite, apenas o açaí é livre desse nutriente encontrado no leite. “A receita do gelado comestível de cupuaçu leva leite e derivados como ingredientes adicionados”, esclarece.

Mas ainda assim, o cupuaçu é considerado uma fruta poderosa nutricionalmente, rica em polifenóis (fitonutrientes com propriedades antioxidantes), vitamina A, vitamina C, ácidos graxos, aminoácidos, fósforo, fibra, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3. Dessa forma, a fruta pode ajudar a proteger o corpo contra vários outros problemas.

Já o açaí, produto que é o carro-chefe da marca, é rico em fibras, nos minerais cálcio, manganês e fósforo, que auxiliam na formação de tecidos e fortalecimento dos ossos, benefício que comumente é buscado no leite. O açaí  é também rico em vitaminas B1, C e E, que são antioxidantes.