Açaí conquistou o Mundo. Como investir na área?

O Açaí, fruto típico de uma palmeira amazônica, ganhou o mundo. É vedete nas lanchonetes de cidades brasileiras, em quiosques de Los Angeles e Nova Iorque (EUA) e até em Paris (França).

Típico da região Amazônica, o fruto do açaizeiro é muito utilizado pelos habitantes locais no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes. O açaizeiro é uma palmeira tipicamente tropical, encontrada no estado silvestre e faz parte da vegetação das matas de terra firme, várzea e igapó.

Um dos ícones da rica e diversificada gastronomia brasileira, o açaí é uma fruta ideal quando pensamos num alimento delicioso e altamente nutritivo. Muito relacionada a atletas e praticantes de atividades físicas, essa fruta é uma boa aliada da saúde, pois repõe grande quantidade da energia que nosso organismo necessita diariamente, além de diversas outras funções importantes para o funcionamento geral e regular do corpo. Consumido em quantidades equilibradas e horários adequados, o açaí é uma explosão de propriedades benéficas para a saúde. Sua principal vantagem é a reposição de energia.

Seu consumo traz muitos benefícios à saúde, como: O combate ao envelhecimento das células, ajuda no combate de hipertensão, energético natural, é rico em ômega 3, previne o câncer, evita cãibras, auxilia na perda de peso e tem bastante concentração de cálcio.

O açaí tem se tornado direta e indiretamente o ganha-pão de muitas famílias brasileiras, não apenas no norte e nordeste como era anteriormente. Assim é o caso da marca Crocoberry, do interior de São Paulo, que encontrou no açaí o grande carro-chefe da empresa para expandir seus negócios e, hoje já conta com franquias. 

“Foi preciso criar diferenciais, como o self-service, já tão disseminado no ramo de sorvetes. Graças a Deus, temos tido grande sucesso onde instalamos nossas franquias”, conta Wagner Pereira, proprietário da Crocoberry.

Assim como esta franquia, muitos tem sido os benefícios mercadológicos do açaí. Segundo dados da Embrapa, a movimentação da indústria de extrativismo e comercialização da “superfruta” — como também é chamado o açaí — tem como resultado anual mais de R$ 40 milhões em receitas. O consumo de açaí aumenta a cada ano em 15%, e estima-se que apenas na capital do Pará, Belém, que é um dos maiores produtores da fruta, se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias do ramo de alimentação cresceu consideravelmente no segundo semestre de 2017, especialmente as franquias de açaí, cujos números são espantosos — crescimento de 200% nos últimos quatro anos — para o período de crise que o país está passando.

“A Crocoberry nasceu sem muita pretensão e hoje ficamos muito felizes e agradecemos a Deus pelo crescimento tão rápido”, conclui Wagner.

Como a procura de empreendedores interessados na marca cresceu, o casal resolveu fazer a ideia inicial tornar-se bem maior, e o resultado foi a franquia CrocoBerry. O Grupo ATNZO foi o responsável pela formatação e a inserção da marca no ramo de franquias. “A CrocoBerry foi uma surpresa para nós. Já estávamos buscando empreendimentos nessa área de mercado, afinal com a popularização dos alimentos funcionais, o açaí foi conquistando novos mercados principalmente o sudeste que fica com 75% do é produzido na Amazônia.”, afirma o CEO e estrategista Lucas Atanázio Vetorasso.

Agora que você já sabe mais um pouco sobre o açaí, faça suas pesquisas e invista na área. Bons negócios!