A internacionalização de Marcas de franquias brasileiras

 Havaianas, Arezzo, Boticário e Spoleto. O que estas marcas brasileiras têm em comum? Além da forte presença no mercado nacional, elas estão direcionando suas atenções para os mercados estrangeiros. Estados Unidos, países da Europa, Oriente Médio, África e América do Sul são os destinos do chamado “Made in Brasil”.

 De olho no potencial do consumo feminino norte-americano, a mineira Arezzo&Co aportou em terras ianques em setembro de 2012. A empresa abriu sua primeira loja Schutz na Madison Avenue, em Nova York.  Ao longo de 2014, segundo declarações de seu presidente Alexandre Birman, a empresa irá estudar opções de expansão internacional, o que poderá resultar em novas unidades da marca Arezzo ou Schutz em outros países a partir de 2015.


O grupo é considerado um gigante no segmento calçadista, sendo proprietária das marcas Arezzo, Schutz, Alexandre Birman e Ana Capri. Hoje, o renomado conglomerado conta com nove lojas franqueadas no exterior, todas nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, são cerca de três mil vendedores treinados constantemente nas lojas brasileiras. Por ano, o grupo comercializa mais de 10 milhões de itens, produzidos em 200 fábricas parceiras.


O Boticário, considerada a maior rede de franquias do Brasil, segue também a estratégia de expansão de operações fora do País. No exterior, a marca já está presente em Portugal, Estados Unidos, Japão, Angola, Moçambique, Arábia Saudita, Venezuela e Paraguai. A previsão, de acordo com Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, é o de fortalecer as operações.

Além de O Boticário, o Grupo também possui as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e a The Beauty Box. Em janeiro deste ano, o Boticário inaugurou a primeira loja no Rio de Janeiro com o novo conceito visual no Bangu Shopping. Inaugurado em 1977, em Curitiba (PR), a rede conta com mais de 900 franqueados e 3.600 pontos de vendas em cerca de 1.700 cidades brasileiras. Seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 1.100 itens, entre maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

A maior rede de culinária italiana do país – o Spoleto, que conta com mais de 310 restaurantes, sendo 28 deles no exterior (26 no México e 2 na Espanha), deverá também seguir a tendência dos outros grupos e expandir suas operações em novos mercados ao longo dos próximos anos.

Já as Havaianas, deverá ampliar o leque de ofertas de produtos. Segundo fontes do mercado, a marca deverá ter também roupas a partir do segundo semestre de 2014. O grupo conta hoje com cerca de 300 lojas no Brasil e 120 no exterior. Sendo que a previsão é a de ampliar para 370 e 130, respectivamente, entre este ano de 2014 e o próximo ano.