A história do advogado que trocou o terno e a gravata pela bicicleta e o whey protein

É comum ouvir dizer que quando uma pessoa faz o que ama ela alcança o sucesso. Paulo Fernandes, hoje empresário, franqueador de lojas de suplementos alimentares e artigos para a prática esportiva, sabe que essa é uma das poucas verdades da vida. Mas, para atestar essa ‘verdade’, ele trilhou um caminho tortuoso.

Fernandes ama esportes. Aos 47 anos, ele não se lembra de nenhuma época de sua vida em que tenha ficado sem praticar alguma modalidade. É faixa preta no judô, mas também adepto do futebol, ciclismo e musculação – além de não se negar a conhecer alguma novidade, quando convidado. Por estar sempre motivado a se exercitar, ele passou a vida frequentando o ambiente de academias e parques e se relacionando com outros esportistas. Assim, naturalmente, na hora de escolher qual carreira seguiria, ele se inclinou pela Educação Física. Por influência do pai, João Fernandes, e até sob uma certa pressão familiar, acabou cursando Direito, faculdade que pagou graças aos diversos empregos que manteve no comércio. “Comecei a trabalhar como vendedor de discos, aos 16 anos. Em seguida, vendia roupas em uma loja de grife. Por meu pai ser comerciante a vida toda, acho que também tinha essa inclinação”, lembra.

Já cursando Direito, ele estagiou no extinto Unibanco e foi advogado no Grupo Votorantim, mas jamais deixou a prática esportiva de lado. “Eu estudava muito as leis, mas me dedicava igualmente ao esporte. Era uma loucura, porque precisava conciliar o trabalho, a faculdade e minha paixão, que era a prática esportiva”.

Os suplementos

Morador da zona Sul de São Paulo, onde nasceu, Fernandes teve o primeiro contato com suplementos alimentares na academia. Tudo era novidade para ele e ninguém sabia, ao certo, quais eram os efeitos da suplementação nos atletas amadores – nem onde comprá-los. “O que eu sabia é que eles existiam e que poderiam me ajudar. Então, fui atrás de livros, porque naquela época não existia Internet, não havia onde buscar informação sem ser na biblioteca. E, mesmo nas livrarias, existiam apenas duas publicações em Português sobre o assunto! Comecei a procurar mais sobre o tema e soube que o Senac realizaria um curso de um mês sobre suplementação esportiva. Juntei o dinheiro e me inscrevi. Aprendi muito, fiquei encantado com o que vi lá e resolvi que esse seria meu Plano B”.

O advogado, agora conhecendo mais sobre suplementos, começou a utilizá-los e também a comercializá-los como ‘sacoleiro fitness’. É isso mesmo: Fernandes passou a vender os suplementos nas academias onde treinava, carregando-os no metrô, em sacolas, enquanto vestia seus ternos de advogado. “Era até engraçado: eu levava uma vida profissional dupla enquanto não conseguia viver exclusivamente do que amava”, recorda.

Em 2002, ele viu a chance de abrir uma pequena loja de suplementação no Centro, na capital paulista. Com investimento de R$ 20 mil que havia guardado durante os anos como advogado, Fernandes colocou em prática o desejo de empreender. Para abastecer a loja, ele frequentava os poucos concorrentes que existiam e também buscava, nas embalagens e, agora, na Internet, contato com importadores. Assim, nascia a Dr. Shape. “O pior período que enfrentei foi quando resolvi largar de vez o Direito, pois percebi que a Dr. Shape só decolaria se eu me dedicasse integralmente a ela. Com meu filho Pedro, então com seis anos para educar , minhas necessidades financeiras eram grandes e reduzir meus rendimentos foi dificílimo. Nesta época, os problemas apareceram”, diz.

Fernandes era um esportista e um bom advogado, mas não era um bom empresário. Então, uniu-se a uma rede de academias pensando em abrir unidades Dr. Shape em conjunto. No entanto, ele faliu e viu seu sonho ser adiado. “Para não quebrar de vez, vendi o único apartamento em que morava com minha esposa, a bancária Cláudia, e fomos morar com meus pais. Foi um tombo, mas me levantei porque eu sabia que aquele era meu caminho”.

O empresário não desistiu de investir. Com o que sobrou após pagar as dívidas, ele ampliou sua loja e o mix de produtos. “No começo, as pessoas pensavam que eu vendia produtos de ‘marombeiro’ e demoraram a entender o eram os suplementos alimentares. Entretanto, eu notei rapidamente que o negócio daria certo, pois em pouco tempo precisei ampliar a loja a pedido dos clientes, que faziam inúmeras solicitações de novos produtos e artigos esportivos”, relata.

A loja foi crescendo. Em 2012, na academia, Fernandes conheceu Felipe Kalaes, jovem empresário que vem de uma família ligada ao Franchising, responsável pela formatação e expansão de diversas redes. Ficaram amigos e Kalaes viu na Dr. Shape um negócio franqueável, tornando-se sócio desta operação. “O Felipe somou à marca o know-how para a expansão e ainda trouxe outro sócio, seu tio Roberto Kalaes, que tem mais de 20 anos de experiência em franquias. Em três anos, somamos 22 lojas em operação e outras 23 em implantação. Nossa ideia é ter 500 lojas em todo o Brasil nos próximos dez anos”, prevê.

Paulo Fernandes ainda é jovem, mas conquistou o que mais queria: uma carreira que o fizesse feliz. Hoje, ele procura se locomover de uma reunião a outra de bicicleta, como gosta, e não se arrepende dos caminhos que escolheu. “Não foi fácil e sei que ainda tenho muitos desafios pela frente. Porém, para mim, é gratificante saber que optei por algo que me faz bem e invisto em um setor em que realmente acredito. Quando um investidor quer comprar uma franquia, eu procuro verificar se ele realmente gosta do que fazemos, porque esse é o primeiro passo. O resto, você encara com mais força”, finaliza.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!