A ciência dos alimentos na Subway

Por Fabiana Suiti, Diretora de culinária, pesquisa e desenvolvimento e inovação

Comer bem, de forma saudável e em restaurantes fast-food, especialmente em grandes metrópoles, é uma ação científica e compreende algumas premissas da engenharia de alimentos, podendo ser estruturadas em três pilares: saudabilidade, segurança e sustentabilidade. Entendemos que esse tipo de alimentação pode ocorrer da melhor forma, sendo o nosso compromisso com nossos clientes no Brasil e no resto do mundo.

Saudabilidade se refere à qualidade do que é saudável, e como parte da visão da maior cadeia de restaurantes do mundo, com mais de 44 mil restaurantes em 113 países, é importante para nós simplificar a fórmula do que é saudável e saboroso com a chancela da engenharia de alimentos.

Atingir o equilíbrio e a combinação complexa e ideal de proteínas, minerais, vitaminas e carboidratos no nosso cardápio resume os nossos esforços contínuos para cumprir com o compromisso de atender aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança.

Nos diferenciamos por oferecer, além de um cardápio com opções saborosas e nutritivas que podem ser customizadas pelo consumidor, vegetais frescos como tomates, pepinos, cebola, rúcula e alface; pães com 0% de gordura trans e 0% de colesterol, além de opções de pães integrais fonte de fibras e adicionados de grãos. Um outro benefício  são os pães assados no próprio restaurante.

Em relação às proteínas, oferecemos carnes e embutidos sem adição de gordura trans, sem realçadores de sabor. Também oferecemos opções de carnes e frangos assados e opções sem corantes como salame, peru, presunto, peito de frango, bacon, frango em tiras e em cubos.

Nos preocupamos com sódio em nosso menu e por isso temos trabalhado arduamente para reduzi-lo no cardápio. Igualmente, optamos pelo uso mínimo de aditivos, corantes e aromas.

Com as premissas da engenharia de alimentos, compusemos um cardápio com 19 opções fixas e valorizamos uma variedade para oferecer ao cliente a possibilidade da alimentação rápida, saudável e saborosa. No Brasil, o campeão de vendas e o sanduíche mais adorado na rede Subway® que ilustra muito bem essa possibilidade, é o Frango Defumado com Cream Cheese, que é um produto composto por frango defumado em cubos, misturado com cream cheese, vegetais frescos à escolha do consumidor, montado em um dos cinco sabores de pães disponíveis nos restaurantes.

Em segundo lugar no ranking, está o sub Frango Teriyaki, com tiras de peito de frango temperadas com molho teriyaki,  acompanhadas pelos vegetais disponíveis em nosso menu. Logo em seguida, há o sanduíche Steak Churrasco, seguido pelo sub de Frango e o Beef Bacon Chipotle.

Após a saudabilidade, observamos uma correlação  direta entre segurança e sustentabilidade, e usamos padrões e práticas reconhecidas globalmente.  Por isto, não usamos fritadeiras nem chapas em nossos restaurantes, e alguns alimentos, como os vegetais, são fatiados dentro das nossas próprias unidades.

Outra parte interessante de nosso negócio são os fornecedores;  os incluímos na nossa receita de sucesso. Exigimos que eles sigam Boas Práticas de Fabricação para produzir alimentos com segurança e sejam aprovados nas auditorias de HACCP ou APPCC (sigla em Português – Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). Este público também deve seguir nossa Política do Padrão Ouro para Segurança e Qualidade Alimentar, a fim de garantir que apenas os melhores produtos disponíveis cheguem aos restaurantes Subway.

Com a sustentabilidade como pilar, prezamos por uma boa relação custo/benefício que atenda às necessidades de negócios de nossos franqueados. A concentração das nossas iniciativas de sustentabilidade tem como foco a eficiência energética, preservação da água e dos recursos, redução de resíduos, compras sustentáveis e gestão da cadeia de suprimentos.

Também incentivamos nossos franqueados a contribuir com suas comunidades e construir negócios que reduzam o impacto ambiental e promovam a posterior criação de uma influência positiva sobre as comunidades onde atuamos globalmente.