5àsec aposta em novos modelos de negócio para crescer no Brasil

A 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, fechou o ano de 2018 com 448 unidades em operação, sendo que 16 delas foram abertas em 2018, além de registrar um aumento de 8,4% no faturamento e de 1% no volume de peças limpas nas lavanderias da rede. A marca continua investindo de forma expressiva em novos projetos que visam aumentar a projeção e o faturamento na operação brasileira, considerada a maior do mundo. Para 2019, são esperadas 40 novas lojas e o lançamento de outros modelos de negócios, como lockers, quiosques e máquinas de autosserviço.

Dando continuidade ao plano de expansão, a 5àsec visa inaugurar mais 40 lavanderias, apenas em 2019. E para proporcionar novas opções e uma experiência de consumo diferenciada, a rede irá apostar em novos modelos de negócios que prometem revolucionar a forma como os clientes enxergam o serviço para lavar e passar peças de roupa. “Neste ano, temos oportunidades de abertura de unidades em todos os estados brasileiros, mas o foco maior será nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Além disso, vamos lançar no mercado novos formatos aos franqueados, como quiosques com ambiente reduzido, máquinas de autosserviço localizadas em pontos estratégicos, e lockers implantados em academias, condomínios e outros locais com grande circulação de pessoas. Também está nos planos investir em pop-up stores, que trarão uma oportunidade de adensamento e capilaridade à rede”, revela o diretor de Franquias, Alex Quezada.

Além disso, para ampliar a presença no mercado de store in store (loja dentro de loja), a 5àsec dará sequência à expansão por meio deste conceito. Hoje, a marca tem 33 lojas store in store, sendo que nove estão localizadas em postos de gasolina e 24 em supermercados. “Para abrir uma loja de rua, o franqueado tem um investimento de, em média, R$ 380 mil, para uma unidade padrão, que é completa. Por outro lado, uma loja quando é aberta no conceito store in store gera uma economia de R$ 50 mil no investimento final. Ou seja, nesse caso, a mesma unidade completa sairia por R$ 330 mil. Os franqueados que desejam abrir mais de uma lavanderia também tem a opção em investir em um ponto de coleta, esse tipo de loja representa de 20% a 30% do custo do investimento de uma unidade padrão, que gira em torno de R$ 50 mil à R$ 80 mil”, explica Quezada.

Para 2019, a expectativa da marca é voltar a crescer junto com o mercado, galgando resultados para que haja um aumento de 8% no faturamento e de 4% no volume de peças. A franquia foi fundada na França, está presente em mais de 34 países e tem a operação brasileira como a maior do mundo, com 450 unidades em diferentes regiões do País. Neste ano, a 5àsec integra mais uma vez a lista das “50 maiores franquias do Brasil”, divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), ao conquistar a 28ª colocação.