A Lei, o franchising e o marketing intelligence

A Lei nº 8.955 de 1994 regulamenta os contratos de franquia. Ela especifica o que o franqueador deve informar ao franqueado através da COF (Circular de Oferta de Franquia). As informações vão desde dados básicos sobre a empresa, como razão social, até a situação do franqueado ao término do contrato, passando por taxas e território de atuação.

Se o franqueador não informar o que pede a Lei o contrato pode ser anulado e o investimento devolvido. Isso vale também para a veiculação de informações falsas.

Agora vamos a parte prática. O que o contrato pede são informações bem objetivas do negócio, que nada se relacionam aos possíveis ganhos dos franqueados. É quase impossível anular um contrato e receber o dinheiro de volta por conta de retorno incompatível com o que foi informado. E como se proteger?

Você pode ler muitos textos por aí que dão dicas como: fale com outros franqueados, compare as marcas, identifique o que gosta de fazer, entre outros. 

Ajuda? Sim, mas não garante nada.

O processo de franquear envolve muitas etapas, mas poucas delas são realmente obrigatórias. Para vender uma franquia bastam o contrato e a COF. E isso qualquer consultoria com um advogado faz. Para dar certo no mercado e fazer a marca crescer precisa de muito mais que isso.

Uma análise detalhada do mercado é fundamental para concluirmos quanto ele comporta dos produtos ou serviços oferecidos e quantas unidades podem abrir (e onde) de forma a não comprometer a saúde financeira da rede e de cada uma das franqueadas.

A Lei não pede que o franqueador informe dados de mercado, mas a duopo bate nesta tecla sempre, tanto para quem quer se tornar franquia quanto para quem vai investir em uma. O mercado é quem vai garantir se o negócio vai ou não dar certo. As informações sobre ele é que vão dar a melhor dica sobre o futuro.

Mas eu vou investir em uma marca forte! Marcas estabelecidas dispensam maiores análises, mas também não garantem o sucesso do negócio. Escolher um local com custos altos e demanda fraca afunda qualquer unidade, mesmo com uma marca conhecida estampada na fachada e um produto diferente e atrativo.

Um estudo de mercado bem feito delimita áreas de influência, mensura a quantidade de consumidores e estima seu potencial de compra. É matemática pura. É marketing intelligence.

Vai investir em franquia? Pesquise, invista em um estudo independente. Quem objetiva vender foca nas oportunidades, não nas ameaças.

Vai franquear um negócio? Comece pela análise do mercado. Marketing é investimento, não custo. Se o estudo indicar que o negócio é promissor o benefício virá a longo prazo, traduzido no sucesso financeiro das unidades, no crescimento orgânico da marca e nos ganhos com royalties, estabelecendo a melhor relação ganha-ganha possível entre franqueador e franqueados.  O estudo indicou mais ameaças do que oportunidades? Estude alternativas, faça o planejamento de marketing, invista em mudanças antes de franquear.